Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksPESQUISA-DE-AUTOMAÇÃO-NA-REDE-DE-DISTRIBUIÇÃO-DE-MATERIAIS-DE-CONSTRUÇÃO

Solicitar código de barras
Compartilhe:
04/08/2015

PESQUISA DE AUTOMAÇÃO NA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

A Agenttia e a GS1 (Associação Brasileira de Automação) promoveram recentemente um estudo com o intuito de mapear os níveis de automação da rede de agentes de distribuição do setor de material de construção, com os resultados em mãos é possível entender como a cadeia pode ser otimizada e quais os possíveis ganhos de produtividade. 3M, Bellota, Docol Metais Sanitários, Fabrimar Metais Sanitários, InterCement, Norton Abrasivos, Pincéis Atlas e a Roca Sanitário foram as indústrias que, colaborativamente, indicaram seus clientes para participarem da pesquisa, ao todo foram mobilizados 100 distribuidores/atacadistas. Agentes de distribuição de mais de 10 estados do Brasil e com distintos modelos de negócios responderam a pesquisa.

Efetuada em julho, a pesquisa abordou temas como a automação em vendas, compras, departamento pessoal, estoque e outros, o objetivo era identificar os principais problemas encontrados na implantação ou gestão de tecnologias de automação e informatização. “A pesquisa vai nos proporcionar um mapeamento dos níveis de automação e quais as prioridades dos atacadistas. Com a adesão de todas as regiões do Brasil, poderemos focar o local que prioriza o desenvolvimento e aprender com agentes de distribuição que possuírem níveis elevados de automação”, finaliza Rafael Oliveira.

Atualmente, apenas 5,3% dos associados da GS1 Brasil são do setor de construção. Segundo Rafael de Oliveira, consultor de negócios da Agenttia e coordenador da Rede MATCON, o segmento de material de construção no Brasil precisa ser desenvolvido. “A pesquisa nos ajuda a identificar o nível real de automação que existe na cadeia de distribuição de material de construção. Com esses dados podemos identificar os desafios e as oportunidades de implantar tecnologia de automação na rede de escoamento de mercadoria, aumentando a eficiência e a produtividade”, comenta o consultor.

Os resultados consolidados da pesquisa serão apresentados no 3º Fórum Estratégico MATCON e analisados conjuntamente nos encontros da Rede MATCON e workshops específicos.