Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation Linksrastreabilidade-de-farmaceuticos-e-um-dos-focos-da-fispal-tecnologia

Solicitar código de barras
Compartilhe:
24/04/2014

Rastreabilidade de farmacêuticos é um dos focos da Fispal tecnologia

​A rastreabilidade de medicamentos elevou o patamar da indústria farmacêutica de maneira indelével no Brasil, a partir do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, criado através de lei 11903 em 2009. O mecanismo passou a vigorar em fevereiro de 2014, com o Comitê Gestor da Implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), da Anvisa. Por isso, tecnologias de rastreamento devem ser um dos principais assuntos em pauta na Fispal Tecnologia - 30ª Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas, promovida pela BTS Informa, de 3 a 6 de junho no Pavilhão do Anhembi em São Paulo. O SNCM possui mecanismos de rastreamento de medicamentos por meio de tecnologia de captura, armazenamento e transmissão eletrônica de dados em toda rede de produtos farmacêuticos.

 
Acompanhe nossas atualizações no Facebook, no LinkedIn e no Twitter.
 


Uma das empresas expositoras da Fispal Tecnologia 2014 que apresentará equipamentos com tecnologia de rastreabilidade para rótulos e embalagens é a Sunnyvale. Segundo o gerente comercial da divisão de Codificação Industrial da empresa, Wagner Gennari, um dos primeiros passos na hora de aplicar o código bidimensional (uma das tecnologias utilizadas no rastreamento), por exemplo, é fazer análise das superfícies onde se aplicarão as codificações. “Hoje estão disponíveis três tecnologias que atendem a praticamente todas as necessidades da indústria farmacêutica para fins de rastreabilidade: termo ink jet, laser e termotransferência”. A Sunnyvale representa com exclusividade no Brasil a fabricante inglesa Domino Printing, que tem seus equipamentos instalados em países que já utilizam a rastreabilidade e servem de referência, como Turquia, França e Argentina.
 
Assessora de Solução para Negócios da GS1 Brasil - Associação Brasileira de Automação, Patrícia Amaral explica a importância da tecnologia para o mercado brasileiro e mundial. “A padronização na identificação facilita o comércio; o código de barras, por exemplo, é o padrão que identifica o produto comercial. Dessa maneira, o consumidor final se sente mais seguro em saber o que está consumindo”. Por meio desse tipo de tecnologia, onde podem ser inseridas informações variáveis como lote, validade e número serial, é possível realizar recalls com mais facilidade. Falsificações e o comércio ilegal também são inibidos. “As empresas saem ganhando na confiabilidade do produto, e garantem um tempo de resposta muito mais hábil em qualquer tipo de crise”.
 
Das 57 mil empresas associadas da GS1 no Brasil, 1.500 são do setor de alimentos e 3.322 são ligadas à indústria farmacoquímica. Mais de 500 são voltadas à produção de medicamentos, mais de 400 da categoria de produtos para saúde e mais de 100, produtos veterinários. Como organização global, a GS1 atende 150 países, ela é responsável por cria, gerenciar e administrar padrões para a cadeia de suprimentos.
 
Ao longo dos 30 anos da tradição da feira, a Fispal Tecnologiaapresenta a evolução tecnológica em embalagens, máquinas, equipamentos, processos e logística para atender a indústria de alimentos e bebidas, que movimentou R$ 431,9 bilhões em 2012, segundo dados da ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos. Hoje, ela é o evento referência para este setor, e de fato, passou a atrair expositores e visitantes de outras áreas da indústria e comércio de bens de consumo, do Brasil e exterior.
 
Fispal Tecnologia - 30ª Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas, de 03 a 06 de junho de 2014, das 13h às 21h, no Pavilhão do Anhembi - Av. Olavo Fontoura 1.209, Santana - São Paulo/SP.
 

BTS Informa -Parte do Informa Group, a BTS Informa ocupa a segunda posição no ranking das maiores promotoras de eventos no Brasil. É consolidada como a principal promotora de eventos para a cadeia produtiva de alimentos e bebidas da América Latina. Com um portfólio diversificado de 21 feiras, atua nos mais diversos setores da economia, com marcas que são referência em seus mercados de atuação. Entre seus eventos estão: Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, Agrishow, ABF Franchising Expo, Expo Revestir, TecnoCarne, MercoAgro, ForMóbile, SIAL Brazil, ExpoVinis Brasil, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, Cards Payment & Identification e Vitafoods South America. Na área editorial, é responsável pela publicação das revistas: Leite & Derivados, Revista Nacional da Carne, Silk-Screen e Sign - quatro maiores e mais importantes publicações técnicas dos seus segmentos.
Fonte: Fator Brasil