Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksRastreabilidade-e-segurança-alimentar-debatida-em-Caçador

Solicitar código de barras
Compartilhe:
12/12/2014

Rastreabilidade e segurança alimentar debatida em Caçador

Produtores rurais, representantes de grupos formais de agricultores, representantes de órgãos públicos, estudantes de Agronomia, técnicos da área, varejistas e atacadistas, estiveram dia 5 de dezembro no Auditório da Associação Empresarial de Caçador para a palestra “Rastreabilidade e Segurança Alimentar na produção de alimentos em Santa Catarina”, realizada pela Prefeitura de Caçador por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e parceria com a Epagri e o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-SC).

Presentes no evento para apresentar informações estiveram Nelson Lorenz, gerente do Programa Alimento sem Risco do Ministério Público de Santa Catarina e Giampaolo Buso, diretor comercial da Paripassu, sistema de rastreamento do seguimento FLV (Frutas, Legumes e Verduras). Presente ao encontro também o secretário municipal de Agricultura, Eduardo Scapinelli.

Lorenz discorreu sobre o Programa Alimento Sem Risco, que tem o objetivo de monitorar resíduos de agrotóxicos, rastrear a produção vegetal contaminada por agrotóxicos, controlar receituário agronômico, fiscalizar a cadeira produtiva, proibir o ingresso de agrotóxicos banidos no país de origem, também em Santa Catarina e educar e orientar sobre o uso de agrotóxicos na produção agrícola.

Faz parte do programa as parcerias, através de Termos de Cooperação Técnica, envolvendo órgãos públicos das esferas federal e estadual, além do CREA e SENAR. O programa tem monitorado a presença de resíduos de agrotóxicos em diversos municípios do Estado, coletando amostras de produtos nas propriedades e no comércio.

Buso falou sobre a rastreabilidade de alimentos, que ultimamente tem deixado de ser um diferencial, e passou a ser uma exigência de mercado, assegurando a qualidade, com mais eficiência ao processo produtivo e redução de custos, entre outras vantagens.