Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksRastreabilidade-garante-eficácia-do-recall-de-antisséptico-bucal

Solicitar código de barras
Compartilhe:
29/10/2014

Rastreabilidade garante eficácia do recall de antisséptico bucal

Na semana passada, os noticiários alertaram a população do país para o recall de uma marca de antisséptico bucal. Por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), alguns lotes do produto devem ser recolhidos porque "podem apresentar uma não conformidade pela potencial presença bacteriana acima dos limites permitidos". A eficiência do recolhimento do enxaguatório nas gôndolas de todo o país está diretamente ligada à qualidade do processo de rastreabilidade implantado na área logística dos fabricantes, distribuidores e varejistas. Ou seja, a cadeia de abastecimento.

Quanto mais eficiente a rastreabilidade, mais rapidamente os produtos são recolhidos do mercado em qualquer ponto do país, o que garante a segurança do consumidor. A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil orienta a cadeia de abastecimento em relação à padronização na identificação de produtos e à segurança quando se fala em rastreabilidade dos itens nos setores de alimentação, saúde, química, fármaco e cosméticos.

Para o presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1, João Carlos de Oliveira, o relacionamento da entidade com toda a cadeia de abastecimento é fundamental. “Do ponto de vista legal, todas as embalagens devem conter uma série de informações de diversas naturezas que vão de acordo com o tipo de produto e o órgão que regula o setor. Isso colabora para que o uso do código seja uma etapa inseparável nos processos entre varejistas e fabricantes; ele indica aos sistemas de automação o que há de mais importante, a identificação dos produtos, que é chave para estas e outras informações”, afirma Oliveira.

O Sistema de Padrões GS1 fornece uma estrutura abrangente que garante a interoperabilidade entre esses stakeholders. Rastreabilidade do produto, combate à falsificação e autenticação do medicamento, recalls de produtos, gestão do inventário, e-Procurement, leitura à beira do leito e a utilização do Prontuário Médico Eletrônico (EHR) – muitos processos de negócios beneficiam-se da visibilidade proporcionada pelos Padrões GS1.

O Sistema de Padrões GS1 é um conjunto integrado de padrões, que ao serem utilizados permitem a visibilidade de toda a cadeia de suprimentos, proporcionando às organizações informações sobre qualquer movimentação do item e permitindo-lhes tomarem decisões comerciais mais inteligentes.

As Chaves de Identificação são os componentes centrais. Esses identificadores aceitos globalmente fornecem uma linguagem comum para comunicar informações.

Sobre a GS1 Brasil

A GS1 Brasil, Associação Brasileira de Automação, é uma organização sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 58 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org.