Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksSustentabilidade-em-Código1020-2543

Solicitar código de barras
Compartilhe:
16/10/2015

Sustentabilidade em Código

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil auxilia mais de 58 mil empresas no país com diversas soluções em automação. E, para fortalecer e expandir a atuação dos associados no fortalecimento dos negócios, a entidade dá mais um passo adiante e lança o Programa Sustentabilidade em Código, que agrega valores e práticas sustentáveis a empresas e Organizações não Governamentais (ONGs) por meio dos seus padrões e serviços. Para João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, “o programa conectará as várias atividades já existentes dessa área com o intuito de apoiar nossa gestão e disseminar para os nossos diversos parceiros a importância do desenvolvimento sustentável como o caminho ideal para as próximas gerações.” Segundo Virgínia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, “o objetivo da entidade é promover mudanças e criar oportunidades com a ‘construção de uma cultura organizacional’, disseminando a sustentabilidade nos processos para que todos entendam esse tema como parte estratégica da organização e criação de valor para a sociedade”. 

Uma das iniciativas do programa é a parceria com ONGs para sua profissionalização e automação. A ideia é fornecer apoio para que essas organizações obtenham os melhores recursos e tornem seus processos produtivos automatizados e, consequentemente, potencializem sua performance. A GS1 Brasil avaliará a melhor solução para atender caso a caso com a aplicação de suas soluções, desde a aplicação do código de barras à tecnologia por radiofrequência (RFID). 

O Programa Sustentabilidade em Código também aprimorará as iniciativas já desenvolvidas pela GS1 Brasil como os cursos de capacitação profissional “Práticas administrativas” e “Práticas no varejo” voltados a pessoas com deficiência intelectual. Há 12 anos a entidade mantém parceria com a Associação Nova Projeto, que inclui também a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), para inserir essas pessoas no mercado de trabalho. No projeto, os dois cursos têm duração total de três meses. Hoje, a Associação Nova Projeto qualifica a 36ª turma, num total de 423 alunos formados. A cada turma, a GS1 Brasil contrata um profissional para estagiar em sua sede. Até hoje, 46 deles trabalharam na entidade. Ainda na área de Educação, a GS1 Brasil oferece a oportunidade do primeiro emprego para jovens que cursam o ensino médio. O projeto é realizado em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e já atendeu 23 estudantes para o estágio de um ano e meio nas áreas de comunicação e atendimento. Para a divulgação do programa, em breve a GS1 Brasil disponibilizará conteúdo em seu web site e no relatório anual de sustentabilidade para contemplar os resultados de todas as suas iniciativas. 

Além disso, no Prêmio Automação deste ano a entidade lançará uma categoria para reconhecer parceiros e associados com práticas ligadas à temática da sustentabilidade.