Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksUm-passo-para-o-futuro

Solicitar código de barras
Compartilhe:
05/09/2016

Um passo para o futuro

O impacto do mundo digital no cotidiano de empresas e consumidores está promovendo mudanças cada vez mais rápidas e em vários aspectos: na maneira de se comunicar, de atender os clientes, de selecionar talentos, de
controlar os processos, de posicionar a marca e até de desenvolver novos formatos de negócios. Essa nova conjuntura demanda muita inovação para atender às necessidades da sociedade e do mundo empresarial do século 21.

Pensando nisso, a matéria de capa desta edição traz um panorama da Internet das Coisas, conceito que significa uma evolução do uso da internet, na qual os objetos estão conectados em rede e se comunicam sem intervenção humana. Desse modo, tornam-se autônomos e tomam decisões para facilitar a vida das pessoas, que podem ter mais conforto e otimizar suas atividades diárias, e melhorar a oferta de produtos e serviços de empresas e governos. Estudo da consultoria IDC estima que 16 bilhões de objetos estarão conectados neste ano em todo o mundo, sendo 140 milhões no Brasil. Em 2020, a projeção é ter cerca de 30 bilhões de coisas conectadas no planeta.

Essa revolução tecnológica está apenas começando em nosso País e, para acompanhá-la, a GS1 Brasil estimula o uso de padrões que são base para soluções de Internet das Coisas, a exemplo da tecnologia de identificação por radiofrequência, a RFID, e da rede EPC, infraestrutura que permite a identificação automática e comunicação com os objetos. Aliás, a RFID e a Internet das Coisas nasceram no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, instituição que a GS1 apoia há mais de uma década e contribui para a permanente inovação nas tecnologias dos padrões GS1.

Um novo olhar para a evolução dos negócios, com muita energia jovem envolvida, também é lançado por meio de outra reportagem desta edição que retrata uma iniciativa apoiada pela GS1 Brasil. Recentemente, a entidade patrocinou uma das mais importantes maratonas tecnológicas do mundo, a AngelHack, realizada em São Paulo. Muitas ideias criativas foram apresentadas no evento, inclusive com a utilização dos padrões globais, e podem prosperar, transformando-se em projetos únicos no mercado. O evento representou um grande aprendizado para a entidade, que prepara o seu próprio hackathon para o mês de agosto.

Para completar, esta edição traz, ainda, um verdadeiro guia com dicas dos livros de inovação que influenciaram importantes profissionais do mercado brasileiro. Informação e inovação andam juntas para prover negócios mais efetivos e dar um passo à frente no mercado. É nisso que acreditamos.

Um forte abraço,

João Carlos de Oliveira
Presidente