Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksVisita-Técnica-na-NRF

Solicitar código de barras
Compartilhe:
19/01/2016

NRF 2016: GS1 Brasil visita a rede Stew Leonard's

SL logo 1.jpg

A GS1 Brasil, Associação Brasileira de Automação, visitou nesta semana a rede norte-americana de supermercados Stew Leonard's.

Essa rede de 4 lojas, que tem estrutura familiar e fatura cerca de US$ 400 milhões, é conhecida pela sua variedade de alimentos preparados frescos, um segmento crescente do setor de mercearia. A Stew Leonard's também se destaca pela venda de alimentos prontos para consumo e alimentos preparados. Os supermercados que trabalham com alimentos especiais, sejam eles orgânicos, preparados ou alimentos de alta qualidade, tendem a ser mais bem sucedida do que as lojas tradicionais de atendimento massivo.

Suas lojas oferecem entretenimento às famílias que a visitam com bonecos animados, música e degustação de produtos. "Uma das características mais fortes da Stew Leonard's é expor um número muito grande de produtos naturais plantados nas fazendas próprias da rede. É um conceito diferente, sem corredores com produtos e sim um caminho que começa na entrada da loja e nos leva por todos os setores de produtos até o caixa", relata Oliveira.

 

O presidente da rede, Stew Leonard Jr., soube aproveitar todos os benefícios da inovação, transmitindo vídeos ao vivo diretamente de suas fazendas de laticínios, instalando robôs dançarinos em todas as suas lojas e oferecendo experiências "sob encomenda" de produtos como batatas fritas e bolos de arroz. A loja visitada pela GS1 Brasil, em Yonkers, norte de Nova Iorque, oferece atrativos para as crianças com bonecos fazendo shows. Era grande a quantidade de pais com seus filhos, fazendo compras e assistindo a performance dos bonecos.

O conceito usado no layout da loja é diferente dos tradicionais supermercados. Não há corredores com produtos e sim um caminho que começa na entrada e faz com que os consumidores percorram por toda a loja, passando por todos os setores até o caixa.

Cerca de 80% dos produtos oferecidos na loja são perecíveis, e cada loja só comercializa cerca de 2.200 itens, contra os 40 mil itens comercializados pelos grandes supermercados. As lojas Stew Leonards mantêm estoques ágeis e sob medida para os compradores, acompanhando de perto as preferências de seus clientes, através de grupos de discussão e pesquisa, atendendo as solicitações deixadas nas urnas de sugestões e visitando os concorrentes.  Essa estratégia permite se adequar rapidamente às tendências e atender os nichos negligenciados pelos concorrentes.

Há décadas a Stew Leonard's está entre as 100 melhores empresas dos Estados Unidos para se trabalhar, reconhecida pela sua filosofia, que afirma que quando os funcionários são tratados com carinho, eles retribuem cuidando dos consumidores da mesma forma. 

StewLeonards.jpgTeamMembers.jpg