Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksSeguranca-do-Alimento

Compartilhe:

Segurança do Alimento

Você sabe qual caminho o alimento que você consome percorre?

Um alimento percorre diferentes caminhos até chegar à mesa do consumidor e com os atuais problemas com produtos contaminados, bactérias e até recentes casos de alimentos processados com carne de cavalo, surgiu um interesse maior dos consumidores sobre o que leva para sua casa.

Para evitar esses casos, agricultores, varejistas e governo vêm adotando medidas para garantir a segurança dos alimentos.

Com o padrão global de rastreabilidade GS1 é possível saber a origem do produto e o seu percurso do produtor ao consumidor tornando qualquer processo mais seguro e contribuindo para a inexistência de epidemias.

A rastreabilidade é especialmente usada para determinar ações em caso de produtos alimentícios que precisam ser recolhidos. Por ser construído com base em padrões globais, abrangendo de uma ponta da cadeia de suprimento à outra, pode assegurar acesso imediato à informação precisa do produto, o que possibilita um recall imediato e abrangente.

As normas GS1 têm como base uma identificação única garantindo-se a exclusividade dos códigos que são atribuídos a cada produto ou serviço. Por exemplo, um alimento é codificado com um determinado código, o palete onde o mesmo é transportado é codificado com outro, o seu transporte com outro, e assim consecutivamente até o produto chegar ao ponto de venda.

As soluções de rastreabilidade da GS1 também são ideais para garantir que o alimento esteja dentro das exigências dos padrões de comunidades que seguem tradições religiosas, crenças ou estilo de vida. Existem hoje várias etiquetas e selos que garantem que o item comercializado é resultado de práticas comerciais corretas, garantindo que os alimentos e as áreas de alimentação sejam halal, kosher, orgânicas, vegetarianos, vegans ou ecologicamente corretas.

Além disso, os padrões GS1 tornam mais fáceis a garantia da qualidade e um controle preciso de estoque.