Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksSeguranca-do-Paciente

Compartilhe:

Segurança do Paciente

A preocupação com a segurança do paciente e a autenticidade dos medicamentos se torna cada vez mais presente em todo o mundo e a qualidade dos serviços de saúde é fundamental para controlar os riscos a que o paciente está submetido.

A GS1 direciona a indústria para o uso de padrões internacionais de identificação de medicamentos, sempre aliando o desempenho de toda a cadeia de suprimentos às melhores práticas para o fluxo de produtos e informações.

O emprego do código GS1 DataMatrix aprimora a eficiência dos procedimentos em todas as etapas que percorre, pois é capaz de conter todos os dados de cada item, aumentando também a produtividade. Ao adotar a identificação padrão GS1 e o código GS1 DataMatrix, a indústria farmacêutica brasileira se alinha aos padrões e processos internacionais.

O código GS1 DataMatrix, ao contrário do código de barras comum, que contém apenas o número de identificação do produto, possui a capacidade de armazenar informações variáveis como lote, validade e número serial, em tamanho reduzido, o que permitirá todo o rastreamento e controle na cadeia logística. Todas as informações reunidas são chamadas de Identificador Único de Medicamento (IUM), que estará em cada unidade de medicamento comercializada.

Além de permitir uma gestão mais eficaz dos riscos na cadeia dos produtos farmacêuticos e dar ao consumidor a garantia de segurança, o código vai permitir identificar fontes de desvios de qualidade e reduzir os custos logísticos dos fabricantes. Outras vantagens são agilidade no recebimento dos itens, aumento da precisão na leitura e registro da informação, racionalização do controle, separação e a organização dos itens no estoque.

A tendência é que cada vez a rastreabilidade se torne uma realidade nacional auxiliando na redução dos erros, falsificações e desvios e aumentando a segurança do paciente.

O GS1 Healthcare é um grupo voluntário global de saúde, cuja associação ativa e internacional conta com participantes de todas as partes do mundo e representantes de todos os envolvidos na cadeia de saúde: distribuidores, organismos reguladores, industriais farmacêuticas e de materiais médicos, associações, hospitais, clínicas, universidades, ministérios da saúde e atacadistas, para buscar as melhores soluções mundiais para o sistema de codificação de medicamentos, redução de erros médicos, recall de produtos, autenticidade, eficiência, precisão na cadeia de suprimentos e rastreabilidade.

O governo brasileiro acompanha todo o processo de produção, distribuição e comercialização de medicamentos, e vem publicando portarias e resoluções que têm como finalidade prevenir crises como as ocorridas internacionalmente, e identificar possíveis problemas em cada uma das etapas da Cadeia de Suprimentos.

 Cases

  • Isofarma

    Projeto de identificação de doses unitárias de medicamentos realizado em parceria com a GS1 Brasil e Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Sírio-Libanês, Santa Joana Pro Matre e Hospital Moinhos de Vento.

  • Hospital Israelita Albert Einstein

    Visando a segurança do paciente, o Hospital Albert Einstein avaliou todo o ciclo do uso de medicamentos e estabeleceu três etapas específicas onde implementar pilares de segurança: pedido, dispensação e administração.

  • Hospital Moinhos de Vento

    Em 2011, o Hospital Moinhos de Vento (HMV), visando aprimorar a segurança do paciente, reduzir custos, assegurar uma melhor gestão do inventário e atingir a rastreabilidade introduziu o uso do código GS1 DataMatrix nos medicamentos.

 GS1 DataMatrix - Benefícios em Ambiente Hospitalar