Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksSustentabilidade

Solicitar código de barras
Skip Navigation LinksGS1 Brasil > Setores > Sustentabilidade

​​​​​​​​​​​​​Uma das principais iniciativas em sustentabilidade da GS1 Brasil contempla a realização ou apoio a iniciativas com viés de sustentabilidade por meio das soluções GS1, principalmente nos temas rastreabilidade, economia circular e dados, seguindo sua proposta de valor em sustentabilidade:

"Realizar e apoiar, de forma colaborativa e por meio dos padrões GS1, iniciativas escaláveis que visem beneficiar a sociedade nos 3 principais aspectos da sustentabilidade."

Em cada iniciativa a GS1 Brasil avalia as melhores soluções, que pode ser desde a aplicação do código de barras para a identificação de produtos à tecnologia por radiofrequência (RFID).

É fornecido apoio para que os parceiros obtenham os melhores recursos para tornar seus processos produtivos automatizados e consequentemente potencializar sua performance.

Rastreabilidade e Economia Circular com padrões GS1 


texto alternativo 
Rastreabilidade

A sociedade, a começar pelos consumidores, está cada vez mais exigente e rigorosa em relação aos produtos e serviços que consome. Quer sabe tudo, desde informações técnicas, qualidade e procedência, até saber se o produto foi feito por meio de práticas sustentáveis ou não.

Para atender a essas demandas, a GS1 desenvolveu uma metodologia global em rastreabilidade, que é a capacidade de poder rastrear determinado objeto em qualquer momento do seu ciclo de vida, trazendo diversos benefícios para todo o mercado, inclusive para o consumidor final.

GS1_Icon_Recycling_RGB_2014-12-17.png 
Economia Circular

Os Padrões GS1, criados na Economia Linear, são ainda mais importantes na Economia Circular, devido à sua grande complexidade e aos enormes desafios na sua implementação.

A GS1 atua em todos os elos da cadeia de valor – na identificação, na captura e no compartilhamento de dados de produtos, unidades logísticas, locais e muito mais, de forma automatizada, auxiliando os processos a tornarem-se mais eficientes e colaborativos, permitindo a rastreabilidade dos itens e potencializando a performance e resultados das iniciativas de Economia Circular.


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS

A GS1 Brasil e o sistema GS1 contribuem para o cumprimento de 14 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas) e a serem cumpridos até 2030.

Objetivo 2 – Fome zero e agricultura sustentável
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. 

Objetivo 3 – Saúde e bem-estar 
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. 

Objetivo 4 – Educação e qualidade 
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. 

Objetivo 5 – Igualdade de gênero 
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. 

Objetivo 6 – Água potável e saneamento 
Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos. 

Objetivo 8 – Trabalho decente e crescimento econômico 
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos. 

Objetivo 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura 
Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação. 

Objetivo 11 – Cidades e comunidades sustentáveis 
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. 

Objetivo 12 – Consumo e produção responsáveis 
Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. 

Objetivo 13 – Ação contra a mudança global do clima 
Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos. 

Objetivo 14 – Vida na água 
Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. 

Objetivo 15 – Vida terrestre 
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda. 

Objetivo 16 – Paz, justiça e instituições eficazes 
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Objetivo 17 – Parcerias e meios de implementação 
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.​

ODS-Logo2.png

ODS 2.jpg ODS 3.jpg ODS 4.jpg ODS 5.png ODS 6.png ODS 8.jpg ODS 9.jpg ODS 11.png ODS 12.jpg ODS 13.jpg ODS 14.png ODS 15.jpg ODS 16.png ODS 17.jpg