Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksGEPIR

Compartilhe:

GEPIR

O GEPIR, Serviço de Verificação Global de Autenticidade de Prefixos, é uma ferramenta que garante a autenticidade de códigos de barras GS1 em todo o mundo, permitindo facilidade ao consultar os dados dos produtos pesquisados.

 Vídeo

 Como funciona?

Através de uma base de dados compartilhada, contendo informações sobre mais de um milhão de empresas, localizadas em aproximadamente cem países. Este serviço é colocado à disposição de toda a comunidade de negócios, em uma ação conjunta entre GS1 Brasil e GS1 de outros países.
 

A ferramenta é frequentemente usada por grandes redes varejistas e além de buscar quem é a empresa proprietária do código de barras e apresentar dados como o CNPJ, nome e endereço da empresa associada, também apresentará informações detalhadas de um produto, as quais podem conter descrição do item, marca e até mesmo um link para o site do produto ou do fabricante.

Essa forma de pesquisa se integra com a ferramenta Cadastro Nacional de Produtos - CNP, da GS1 Brasil, a partir da qual é possível obter as informações de um determinado produto.

Códigos de barras que não estão atribuídos a nenhum usuário e constam nos itens podem indicar mercadorias falsas ou mesmo códigos piratas. 
O GEPIR também permite verificar dados de mercadorias fora das fronteiras do Brasil. O serviço possibilita examinar mais de um milhão de empresas em 100 países, graças à base de dados compartilhada. Só serão encontrados, na busca, produtos de associados da GS1, que são os responsáveis pela inclusão das características de cada produto cadastrado.

O sistema tem ampla utilização, e é procurado desde o setor supermercadista – para verificar se a nota fiscal confere com os dados do fabricante – até a Polícia Federal, que tem recebido o auxílio da GS1 Brasil na identificação de mercadorias. A Polícia Federal utiliza o Gepir em operações que têm foco no combate ao contrabando, ao descaminho, à pirataria, à falsificação de produtos submetidos a controle sanitários e ao trânsito de contêineres.

serviço é gratuito, e está disponível na página da entidade na internet. Basta realizar um cadastro para ter acesso, sem a necessidade de ser associado. Outra opção para os usuários é fazer o acesso por meio de qualquer dispositivo com internet, com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana.


 Palavra do Presidente


“Essa ferramenta beneficia diretamente os mais de 58 mil associados no País, pois ajuda a retirar do mercado produtos contrabandeados e pirateados, que geram uma concorrência criminosa e desleal”, diz o presidente da GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil