O setor de alimentos na GS1 Brasil congrega: alimentos processados, produtos frescos (como frutas legumes e verduras), carnes e o canal food service. A agroindústria é um dos principais segmentos da economia brasileira, com importância tanto no abastecimento interno como no desempenho exportador do Brasil.
A
agroindústria tem passado por profundas transformações para atender as demandas regulatórias e do consumidor relacionadas à sustentabilidade, garantia de origem, saúde e qualidade de vida.Com maior acesso a informação o consumidor quer saber cada vez mais o que leva para sua mesa. Confiabilidade e qualidade são palavras de ordem.
Neste cenário, o Sistema GS1 facilita a identificação e a comunicação dentro da cadeia de suprimentos de alimentos, que representa 30% de sua base de associados, servindo como base para o processo de rastreabilidade e programas de segurança de alimentos.
A utilização do sistema GS1 contribui para o cumprimento de 9 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), sendo que no setor de Alimentos, contribui diretamente com os ODS 2, 3, 8, 9 e 12.
