Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksAlimentos

Compartilhe:

Alimentos



GS1_Industry_Icon_foodservice_RGB.pngO setor de alimentos na GS1 Brasil congrega: alimentos processados, produtos frescos (como frutas legumes e verduras), carnes e o canal food service. A agroindústria é um dos principais segmentos da economia brasileira, com importância tanto no abastecimento interno como no desempenho exportador do Brasil. 

A agroindústria tem passado por profundas transformações para atender as demandas regulatórias e do consumidor relacionadas à sustentabilidade, garantia de origem, saúde e qualidade de vida.

Com maior acesso a informação o consumidor quer saber cada vez mais o que leva para sua mesa. Confiabilidade e qualidade são palavras de ordem. 

Neste cenário, o Sistema GS1 facilita a identificação e a comunicação dentro da cadeia de suprimentos de alimentos, que representa 30% de sua base de associados, servindo como base para o processo de rastreabilidade e programas de segurança de alimentos.

Discovery App Fresh Food

 Agenda

2668.4.1_banners_815-x-125_L2_AF.JPG


NOTAS

Novembro 2016 | O Carrefour e o RAMA – Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos da ABRAS foram os vencedores do 19ª Prêmio Automação na categoria Rastreabilidade. 

Outubro 2016 | A GS1 Brasil participou no mês de outubro do maior encontro global da cadeia de frutas, flores, legumes e verduras (FLV), o  PMA Fresh Summit 2016, realizado em Orlando na Flórida. A comitiva brasileira formada por participantes do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA) contou com executivos de segurança de alimentos de redes supermercadistas (Bistek, Carrefour, Cencosud, Coop, Hortifruti e Imperatriz), produtores rurais e dos executivos da GS1 Brasil - parceira do RAMA e da ABRAS. Saiba mais no documento abaixo.

 Materiais úteis

Clicar em "more" > Programas > Programa do dia 30/10/2016 > de 23,21 min até 27,49 min. (entrevista GS1 Brasil e Lucato)


Resolução - RDC No. 24, de 8 de Junho de 2015
Dispõe sobre o recolhimento de alimentos e sua comunicação à Anvisa e aos consumidores.

Dispõe sobre os requisitos para rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias alimentares.



Possibilitando Visibilidade, Qualidade e Segurança na Cadeia de Suprimentos. 

 Cases

  • Desde o início da sua participação no Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos - RAMA, o Carrefour teve uma evolução rápida e consistente referente a rastreabilidade, o monitoramento dos alimentos e a inspeção de qualidade associado a rastreabilidade. 

    Carrefour e a RDC-24/ANVISA

    O Grupo Carrefour passou a utilizar uma plataforma colaborativa de serviços em rastreabilidade de alimentos nas linhas Garantia de Origem Carrefour desde 2010, que realizam o levantamento de requisitos da RDC/24 da Anvisa, e substitue processos realizados em papel e planilhas.

    A Citrícola Lucato está há mais de 50 anos no ramo de frutas cítricas, fornecendo as melhores laranjas e tangerinas para todo o Brasil. A GS1 Brasil realizou diagnóstico de rastreabilidade para tornar os processos mais eficientes e automatizados.

  • Grupo NK

  • O Grupo NK realizou trabalho com o tomate Sweet Grape junto com um grupo de produtores. A rastreabilidade foi implantada por meio da utilização do sistema da PariPassu que foi integrado ao processo operacional da empresa.

  • Divinut

    A Divinut processa nozes-pecã mecanicamente para abastecer empresas do setor alimentício, desde fábrica de doces até grandes redes varejistas em todo o Brasil.

  • Itaueira Agropecuária

    A Itaueira Agropecuária produz o Melão Rei que tem sua qualidade comprovada no mercado nacional e internacional. A empresa é associada a GS1 Brasil desde 1995 e utiliza os padrões de identificação do Sistema GS1.

 Vídeo: Código GS1 DataBar

 Vídeo: GS1-128