Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksE-commerce-e-Marketplace

Solicitar código de barras
Skip Navigation LinksGS1 Brasil > Setores > Ecommerce e Marketplace

​​​​​​​​​Evolução na forma de comprar e vender ​

Com o crescimento do comércio eletrônico, todo o ecossistema se movimenta para atender os consumidores, cada vez mais exigentes, diante da transformação digital.​


É que o mostra o relatório Webshoppers Ebit Nielsen 2022, que soma 88,7 milhões de brasileiros comprando online em 2021. Ou seja, hoje o público confia no e-commerce. 

Os Padrões GS1 são fundamentais para as empresas de comércio eletrônico, afinal, gerenciar longos catálogos e garantir a autenticidade dos produtos é um grande desafio. 

A primeira estratégia é a qualidade da informação dos itens oferecidos. A inteligência em todo o processo de identificação se inicia no momento do cadastro dos produtos de forma padronizada. 

No universo digital, o e-commerce e os marketplaces utilizam o GTIN (código EAN), padrão de identificação de produtos mais utilizado em todo mundo e atribuído pela GS1. 

A partir dessa identificação global de todos os itens, as lojas têm a garantia de que os mecanismos de busca com base no Search Engine Optimization (SEO) darão prioridade as suas ofertas, que contam com dados precisos e detalhados. Portanto, a precisão dos dados aumenta a visibilidade nos sites de busca, evitando equívocos ao pesquisar um determinado produto. 

O GTIN é referência para a identificação de produtos entre os vendedores, integradores e, principalmente, entre as plataformas digitais. 

​Em diversos países já é obrigatório o uso de código de barras para e-commerce e marketplaces, e no Brasil, Mercado Livre, Amazon, Shopee, Carrefour e Magalu são alguns dos players que já solicitam o GTIN (código EAN) de seus sellers. ​

Saiba como a GS1 apoia o comércio eletrônico

texto alternativo 
O GTIN otimiza a pesquisa de produtos

O uso de GTIN (código EAN) garante que os produtos sejam facilmente encontrados pelos consumidores e em sites de busca.​

texto alternativo 
Informações qualificadas

Com as soluções GS1, você encontra, valida e verifica atributos de produtos de forma rápida e fácil.  ​

texto alternativo 
Satisfação do consumidor

O GTIN (código EAN) garante que o consumidor receba o produto certo e no prazo estipulado.

Soluções GS1 que ajudam o comércio eletrônico

A GS1 Brasil tem soluções que garantem a autenticidade do GTIN (código EAN) e fornecem dados do produto e do fabricante.​

Dados de Produtos

As informações do produto são essenciais para o comércio eletrônico, já que cerca de 70% da decisão de compra está baseada na disponibilidade e qualidade das informações apresentadas ao consumidor. Com as ferramentas exclusivas da GS1 Brasil, como GEPIR, Verified by GS1 e Cadastro Nacional de Produtos, é possível verificar a autenticidade do GTIN (código EAN) e ter acesso a informações confiáveis de produtos e fabricantes.

​​​Muito além do GTIN

A GS1 oferece diversos padrões e serviços que auxiliam a automação das empresas e os processos logísticos em toda a cadeia de suprimentos. 

Desde a venda de um produto online até a entrega física, é fundamental contar com uma logística estruturada e eficiente. 

Para saber mais sobre nossas soluções, entre em contato com e fale com um dos nossos especialistas.

​​

Cases e materiais úteis

Os Padrões GS1 auxiliam o mercado a enfrentar os desafios no universo omnichannel para otimizar a experiência do cliente, propondo integração e sincronia entre os canais de comunicação. 

A interconexão entre todos os elos se mostrou obrigatória no planejamento de vendas e marketing, conforme a jornada de compra transita entre o online e offline, de forma cada vez mais dinâmica. 

​Confira cases e ebooks que podem apoiar seus negócios.

Sustentabilidade no setor


A GS1 Brasil contribui para o cumprimento de 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sendo que no setor de ecommerce, contribui diretamente com os ODS 8 e 9.
  ODS 8.jpg ODS 9.jpg