Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksE-commerce-e-Marketplace

Solicitar código de barras
Skip Navigation LinksGS1 Brasil > Setores > Ecommerce e Marketplace

​​​​​​​A evolução do modelo de compra e vendas

Os Padrões GS1 são fundamentais para empresas de comércio eletrônico. Como os marketplaces precisam gerenciar seus vastos catálogos de produtos da forma mais eficaz possível, estão pedindo aos vendedores on-line que forneçam identificadores exclusivos para seus produtos. Com isso, eles podem fazer melhorias e ajudar compradores a encontrar, comparar e comprar produtos com mais facilidade. 

Ao confirmar a compra do produto online, a plataforma de vendas vai disparar todos os processos necessários, seja de pagamento, separação e envio, tudo com base no GTIN, oferecendo mais segurança e satisfação para quem compra e também para quem vende. 

O GTIN é referência para a identificação de produtos entre os vendedores, integradores e principalmente para os marketplaces. Em diversos países já é obrigatório e no Brasil, a Amazon, Via Varejo, B2W, Mercado Livre são alguns players que solicitam o GTIN para os vendedores.

Segundo dados do Ebit Nielsen Webshoppers 41º, o ecommerce cresceu 16% em 2019 comparado a 2018, obtendo um faturamento de aproximadamente 26 bilhões de reais e o grande responsável por esse crescimento é o aumento de pedidos e consequentemente a adesão de novos consumidores ao “novo” modelo de compra e venda on-line.

Saiba como a GS1 está apoiando o e-commerce

texto alternativo 
GTIN melhora a pesquisa de produtos

A identificação por GTIN garante que os produtos serão encontrados facilmente por consumidores e sites de busca.

texto alternativo 
Informações aprimoradas

Encontre produtos, valide e verifique atributos de maneira única usando as soluções GS1. 

texto alternativo 
Satisfação do consumidor

O GTIN usado por toda a cadeia de suprimentos garante que o consumidor receberá o produto certo.

Soluções GS1 que ajudam o e-commerce​

Além do GTIN - identificador global de produtos para o ecommerce, a GS1 Brasil tem soluções que garantem a veracidade de um GTIN, validar dados de empresas e acessar informações de produtos. 

Dados de Produtos

Assim como o GTIN, as informações do produto são de extrema importância para o ecommerce, pois mais de 70% da decisão de compra, está baseada na disponibilidade e qualidade das informações apresentadas ao consumidor. A GS1 Brasil apoia este processo por meio de ferramentas que permitem verificar a veracidade de um GTIN, bem como o acesso à informações confiáveis de produtos. Entre em contato conosco e pergunte sobre o GEPIR, Verified by GS1 e Cadastro Nacional de Produtos.

​​​Além do GTIN

O GTIN não é o único padrão da GS1 utilizado no ecommerce. Existem diversos padrões de códigos de barras que permitem a automação de vários processos logísticos. Lembre-se, a venda acontece online, porém a entrega é física e depende de uma logística estruturada, eficiente e confiável. Entre em contato com conosco e saiba o que nossos padrões podem fazer por você e sua empresa.


Cases e materiais úteis

Os Padrões GS1 estão ajudando a indústria a enfrentar os desafios do comércio omnichannel e satisfazer as expectativas dos consumidores antes, durante e depois da compra - quer estejam comprando online, na loja ou pelo celular. Veja a seguir cases e ebooks que podem apoiar seus negócios.

Sustentabilidade no setor


A GS1 Brasil contribui para o cumprimento de 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sendo que no setor de ecommerce, contribui diretamente com os ODS 8 e 9.
  ODS 8.jpg ODS 9.jpg