Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksPalavra-do-Presidente---Abril-2012

Solicitar código de barras
Compartilhe:
05/04/2012

Palavra do Presidente - Abril 2012

​​João Carlos de Oliveira​​​

​A adoção de uniformes inteligentes no interior da Bahia chamou minha atenção no final de março. Por meio da tecnologia RFID, 20 mil alunos das escolas municipais de Vitória da Conquista tiveram chips instalados em suas camisetas, permitindo que seus pais acompanhem sua entrada na escola. Um sensor registra a entrada do estudante e envia um SMS para o responsável. Essa iniciativa demonstra quanto a tecnologia e a rastreabilidade estão se aproximando e beneficiando pessoas. E a GS1 Brasil tem trabalhado para isso.

Um bom exemplo de nosso empenho nessa questão é a parceria desenvolvida com o exército brasileiro, que por meio dessa tecnologia já rastreia e controla uniformes, calçados, capacetes e material de acampamento, aperfeiçoando a estratégia de automação de operações logísticas. Também levamos o tema para a 24° Edição do Super Rio Expofood, no Rio de Janeiro, tratando a rastreabilidade e a segurança na cadeia de suprimentos para os players de varejo e distribuição.

Ter a possibilidade de rastrear alimentos é sinônimo de segurança para distribuidores, fabricantes e, principalmente, para os consumidores. Novamente, é a tecnologia a favor das pessoas. No caso de ser detectado algum tipo de contaminação em um lote específico, por exemplo, é possível identificar a proveniência e localização de cada item e, dessa forma, retirar de circulação todo o lote contaminado em tempo real.

Os uniformes inteligentes na Bahia, a iniciativa do exército brasileiro e a discussão sobre a rastreabilidade de alimentos só reforçam a importância da padronização em benefício dos processos logísticos, comerciais e sociais. A GS1 Brasil entende essa demanda e, por isso, trabalha para disseminar seus benefícios à sociedade e aos nossos associados no intuito de auxiliá-los no aprimoramento de seus negócios.  Que venha abril, com novas oportunidades de levarmos nossas soluções adiante.

Um grande abraço,
João Carlos de Oliveira