Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksPalavra-do-Presidente-Janeiro-2019

Solicitar código de barras
Compartilhe:
01/01/2019

Palavra do Presidente - Janeiro 2019

João Carlos de Oliveira - Presidente

O ano de 2018 foi cheio de desafios para todo o mercado. Mas, felizmente, nós, da GS1 Brasil conseguimos ultrapassar vários obstáculos e  chegamos ao final de mais um período atingindo a maioria dos objetivos planejados. Conseguimos consolidar bons resultados, fruto do trabalho de nossos colaboradores e do apoio de parceiros e stakeholders, colaborando para que todos seguissem a mesma trilha de sucesso. Afinal, 2018 foi o ano em que comemoramos nossos 35 anos no mercado brasileiro. Por isso, na 30 ª edição da revista Brasil em Código, relembramos os principais momentos da história da entidade, que sempre foi pautada na inovação e em iniciativas para estimular a adoção da automação do País.

 

Nessa edição especial, é possível conhecer um pouco mais sobre as ações de cada área da entidade: atendimento ao associado, desenvolvimento setorial, educação, comunicação e marketing, inovação, pesquisa e desenvolvimento, sustentabilidade, relações institucionais e finanças e serviços corporativos. Destacamos os projetos em andamento, as parcerias e as expectativas futuras. A visão dos nossos colaboradores também é contemplada, com depoimentos de funcionários experientes, que acompanham a jornada da organização e a evolução dos padrões GS1 há muitos anos.

 Falando em experiência, do código de barras à era digital, sempre acompanhamos a evolução tecnológica, com um papel protagonista no desenvolvimento de padrões e soluções globais. Hoje, estamos atentos a tendências como Indústria 4.0, Internet das Coisas (IoT), omnichannel e blockchain, temas que indicam uma nova era para empresas e consumidores.

 Em um ano marcado pela crise financeira, chama atenção o fato de as companhias terem ampliado seus investimentos em automação, conforme mostra o Índice de Automação do Mercado Brasileiro, elaborado pela GS1 com apoio da GfK. A reportagem revela os principais resultados do segundo ano de mensuração do índice, apontando que a automação no País cresceu 8% de 2017 para 2018. Números como esses comprovam que as companhias nacionais não enxergam a automação como um custo, mas como um investimento estratégico para manter os negócios vivos diante da instabilidade do mercado e da concorrência. Também indicam que a tecnologia pode ser uma grande aliada para aumentar a produtividade, a competitividade e, acima de tudo, encantar o cliente final, algo que é a meta principal de qualquer negócio.

 Todas essas movimentações do mercado estão no radar da GS1 Brasil que, em 2019, continuará contribuindo para o crescimento do nosso País para que tenhamos um Brasil cada vez mais desenvolvido, no qual o trabalho, a ética e a justiça sejam as premissas para um mundo sempre melhor.

 

Um forte abraço,

João Carlos de Oliveira
Presidente