Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksPalavra-do-Presidente

Solicitar código de barras
Skip Navigation LinksGS1 Brasil > Sobre a GS1 > Institucional > Palavra do Presidente

Palavra do Presidente

​​​​​João Carlos de Oliveira​ 
João Carlos de Oliveira
Presidente da GS1 Brasil

O ano de 2023 foi repleto de celebrações marcantes, destacando dois grandes marcos: os 50 anos do Código de Barras mundial e os 40 anos da GS1 Brasil, além da comemoração dos 25 anos do Prêmio Automação.

A jornada de transformação digital teve início em 1973 nos Estados Unidos, quando empresários adotaram o código de barras como padrão único de identificação de produtos. Esse modesto pedaço de papel branco, com números e traços pretos, tornou-se um símbolo essencial que permeia nosso cotidiano. Reconhecido pela BBC de Londres como uma das 50 inovações que mudaram a economia moderna, o código de barras não é apenas um símbolo, mas um portal para um mundo de informações.​

Atualmente, estamos no início de outra revolução com a transição do código de barras linear para o Código 2D. Essa mudança promete transformar nossas vidas mais uma vez, trazendo inovação, modernidade, segurança e uma série de oportunidades para o mercado.

Ao longo dos 40 anos de existência, a GS1 Brasil construiu um legado repleto de conquistas, estimulando inovações e tendências. Superando crises econômicas, contribuímos significativamente para o crescimento das empresas.

Este ano,​ a GS1 Brasil foi homenageada no Senado Federal por seus 40 anos, um momento muito especial em que contamos um pouco da nossa trajetória.

Tivemos também a oportunidade de sediar a 38ª GS1 Healthcare Conference, o principal evento da GS1 Global voltado ao setor da saúde e bem-estar do paciente.

O esforço dedicado ao longo de 2023 resultou,  mais uma vez, na certificação de ser um Excelente Local de Trabalho concedida pela Great Place to Work Brasil.

Nosso trabalho é contínuo e por isso, para 2024 temos expectativas ainda maiores para continuarmos transformando o amanhã.

Um forte abraço,

João Carlos de Oliveira