Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksPalavra-do-Presidente---Junho-2016

Compartilhe:
10/06/2016

Palavra do Presidente - Junho 2016

João Carlos de Oliveira - Presidente

O impacto do mundo digital no cotidiano de empresas e consumidores está promovendo mudanças cada vez mais rápidas e em vários aspectos: na maneira de se comunicar, de atender os clientes, de selecionar talentos, de controlar os processos, de posicionar a marca, e até de desenvolver novos formatos de negócios. Essa nova conjuntura demanda muita inovação para atender às necessidades da sociedade e do mundo empresarial do século XXI. 

Pensando nisso, a matéria de capa da 20ª edição da Revista Brasil em Código traz um panorama da Internet das Coisas, conceito que significa uma evolução do uso da internet, na qual os objetos estão conectados em rede e se comunicam sem intervenção humana. Desse modo, se tornam autônomos e tomam decisões para facilitar a vida das pessoas, que podem ter mais conforto e otimizar suas atividades diárias, e melhorar a oferta de produtos e serviços de empresas e governos. Estudo da consultoria IDC estima que 16 bilhões de objetos estarão conectados em 2016 em todo o mundo, sendo 140 milhões no Brasil. Em 2020, a projeção é ter cerca de 30 bilhões de coisas conectadas no planeta. 

Essa revolução tecnológica está apenas começando em nosso País e, para acompanhá-la, a GS1 Brasil estimula o uso de padrões que são base para soluções de Internet das Coisas de sucesso, a exemplo da tecnologia de identificação por radiofrequência, a RFID, e da rede EPC, infraestrutura que permite a identificação automática e comunicação com os objetos. Aliás, a RFID e a Internet das Coisas nasceram no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, instituição que a GS1 apoia há mais de uma década e contribui para a permanente inovação nas tecnologias dos padrões GS1.

Confira a nova edição da revista digital aqui.