Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksPalavra-do-Presidente---Maio-2015

Compartilhe:
07/05/2015

Palavra do Presidente - Maio 2015

João Carlos de Oliveira - Presidente

Criado há 1 ano, o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) da GS1 Brasil nasceu com a meta de ampliar as perspectivas sobre automação na cadeia de abastecimento.
 
Nesse período, o balanço foi bastante positivo, pois divulgamos conhecimentos para mais de 1000 visitantes, como associados e profissionais de vários setores e também para a imprensa. Dentre esses visitantes, alguns ilustres convidados, como representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que estiveram conosco inclusive na inauguração, em 29 de maio de 2014.

O grande diferencial é que o CIT permite a experiência interativa com os padrões e soluções propostas pela associação, pois ao acompanhar como se implantam novas soluções, os visitantes escolhem a melhor ferramenta para a sua realidade.

Um dos destaques do espaço é o sistema cartésio, um transelevador de apoio a sistemas logísticos de distribuição. O equipamento é fundamental para atender a grandes locais de armazenagem e movimentação de cargas. 

Outro destaque é a linha de produção industrial, que demonstra como os laboratórios farmacêuticos vão se beneficiar do padrão GS1 DataMatrix. Essa tecnologia permite recuperar informações históricas e o caminho percorrido pelos medicamentos desde sua produção até a entrega ao consumidor. Além de permitir uma gestão mais eficaz, redução dos riscos na cadeia dos produtos farmacêuticos e dar ao consumidor a garantia de segurança, o código permite identificar fontes de desvios de qualidade e reduzir os custos logísticos dos fabricantes.

Também é possível acompanhar, em um pequeno supermercado montado no CIT, o funcionamento do GS1 DataBar, que avisa ao consumidor, quando passa no pelo caixa, se o produto está com o prazo vencido. Essa é apenas uma das vantagens do código de barras de dimensões reduzidas e maior capacidade de armazenar dados. 

O CIT demonstra ainda o funcionamento da tecnologia de identificação por radiofrequência EPC/RFID, que não depende de leitura ótica dos códigos de barras dos produtos ou das unidades logísticas em trânsito. A radiofrequência conquista cada vez mais usuários no Brasil pelos benefícios que proporciona. É um dos processos que garante maior precisão e integridade da informação em qualquer estágio de um produto – desde a fabricação até sua chegada ao varejo.

A atualização tecnológica é hoje uma das principais aliadas das companhias, e no CIT as pessoas podem ver como tudo funciona na prática e faz parte da estratégia da GS1 Brasil atender à crescente demanda de associados e propondo o desenvolvimento nos negócios.