Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksPalavra-do-Presidente-Marco-2018

Compartilhe:
09/03/2018

Palavra do Presidente - Março 2018

João Carlos de Oliveira - Presidente

O sucesso de qualquer negócio, seja uma grande empresa, seja um pequeno empreendimento, requer um cuidado especial na obtenção de informações que facilitem a tomada de decisões. São precisos dados, números e pesquisas de mercado consistentes para executar as estratégias traçadas, atingir bons resultados e planejar as demandas futuras.
 
Para auxiliar os empresários a gerenciar seus negócios e apontar tendências, a GS1 Brasil acaba de lançar o Índice de Automação do Mercado Brasileiro, desenvolvido pela entidade em parceria com uma renomada empresa de pesquisa. Com a proposta de mensurar a automação no País, o estudo mostra as soluções tecnológicas utilizadas por empresas dos setores da indústria, comércio e serviços, e também pelos consumidores.
 
O estudo foi concluído depois de realizarmos uma pesquisa abrangente, ao longo de 2017, sobre a adoção de automação e novas tecnologias. Neste primeiro resultado, apresentado na matéria de capa da 27ª edição da revista Brasil em Código, o índice aponta uma importante adesão e uso de tecnologias no Brasil: 0,22, considerando uma escala de 0 a 1. Nossa intenção é divulgar o índice anualmente para que o mercado possa acompanhar a evolução da automação.
 
Inédito no País e no mundo, o índice demonstra como a automação tem modificado a forma como empresas e pessoas interagem com produtos e processos, ganhando mais agilidade e comodidade no cotidiano. Nesse sentido, vale a pena conferir na revista uma reportagem interessante sobre a multiplicação dos laboratórios de automação nas universidades brasileiras. Esses espaços reproduzem a realidade do ambiente de trabalho, fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem seja benéfico para todos os envolvidos. Dessa forma, estão nascendo pesquisas e experimentos valorosos que contribuirão para o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que veremos futuramente.
 
Sabemos que a evolução da automação tem como consequência o desenvolvimento dos negócios e, logo, influencia na melhora da economia como um todo. Apostando na retomada do crescimento, mesmo que de maneira gradual, Roberto Padovani, do Banco Votorantim, faz uma importante análise do cenário atual em entrevista exclusiva para a Brasil em Código. Ele, que é um dos mais renomados economistas do País, acredita que a recuperação deve vir a partir de um conjunto de fatores: queda do endividamento das famílias, retomada da confiança, inflação baixa e redução da taxa de juros. É com essa perspectiva positiva, que já vem se disseminando no mercado, que muitos empresários devem acelerar os investimentos em automação e padrões globais nos negócios – algo que será decisivo para obter bons resultados ao longo de 2018.