Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksPalavra-do-Presidente-Outubro-2016

Compartilhe:
10/10/2016

Palavra do Presidente - Outubro 2016

João Carlos de Oliveira - Presidente

Todos nós sabemos que a internet e as novas tecnologias tem grande influência na decisão de compra do consumidor. Com informações disponíveis a qualquer momento pelo smartphone, ele passou a dar as cartas, exigindo qualidade, praticidade e segurança. Assim, começou uma corrida das empresas em busca de soluções para surpreender e conquistar seus clientes. A última edição da revista Brasil em Código está repleta de temas que destacam, justamente, essa relação tão profunda entre consumo e inovação. 

A matéria de capa traz, por exemplo, os resultados da terceira edição da pesquisa da GS1 Brasil “Consumidores e Empresas: Tendências e comportamento no mercado nacional”, mostrando que 86% dos brasileiros não abrem mão de informações sobre qualidade do produto; 81% sempre querem comparar preços e 76% desejam saber a data de validade da mercadoria. O estudo, que já se tornou referência no mercado, confirma que o presente e o futuro do consumo estão atrelados à tecnologia e ao uso de padrões. 

De acordo com o levantamento, o brasileiro acredita que as novas tecnologias mudarão a experiência de compras no varejo. Nesse sentido, a entrevista com Paulo Sérgio Silva, CEO do Walmart.com Brasil, mostra o quanto o executivo se preocupa em fazer uma gestão voltada para a inovação, com forte participação dos colaboradores, a fim de que a empresa siga criando produtos e serviços com foco no consumidor.

Aliás, ele e outros líderes com visão de futuro formaram o time de palestrantes da sexta edição do Brasil em Código - Conferência Internacional da GS1 Brasil, realizada em junho. Na ocasião, esses especialistas ressaltaram a necessidade de reinventar os negócios, repensar a cadeia de valor e investir no omnichannel, como você pode conferir nas próximas páginas. Para isso, é fundamental que os empresários estejam em contato com o público alvo e reflitam de que maneira é possível inovar para ajudar no cotidiano das pessoas.  

A própria GS1 Brasil também trilha esse caminho da inovação por meio de diversas iniciativas. A mais recente foi a realização do seu primeiro hackathon com o intuito de se aproximar da nova geração de empreendedores, os desenvolvedores. A maratona tecnológica reuniu jovens talentos que tinham o desafio de criar uma solução com base nos padrões GS1 para melhorar a experiência de consumo das pessoas. Os projetos apresentados foram muito criativos e têm potencial de aplicação, como mostra a reportagem. 

Assim, fica o nosso alerta para que as companhias utilizem e invistam em novas tecnologias e na adoção de padrões, que se tornaram prioridade para o consumidor final e que, consequentemente, se configuram como a chave para o sucesso de toda a cadeia de suprimentos.

Acesse nossa revista!