Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksPalavra-do-Presidente---Setembro-20141028-5075

Compartilhe:
02/09/2014

Palavra do Presidente - Setembro 2014

João Carlos de Oliveira

Nós da GS1 Brasil estaremos na 48ª Convenção ABRAS 2014, onde vamos apresentar o CNP - Cadastro Nacional de Produtos, uma plataforma on-line para controlar e gerenciar o cadastro de produtos da cadeia de abastecimento;  e o GEPIR, uma ferramenta de verificação global de autenticidade de prefixos. Nossa participação e o apoio à convenção são habituais pela afinidade que há entre a GS1 Brasil e o setor supermercadista.
 
Com relação às soluções apresentadas, o CNP foi renovado há um ano, quando passou a ser acessado por meio da internet. A ferramenta auxilia o cadastramento da numeração de produtos e de localizações físicas. Já o GEPIR foi criado para garantir a verificação da autenticidade pelos usuários dos códigos de barras de produtos a partir de uma base de dados compartilhada mundialmente. Os serviços são gratuitos e estão à disposição em nosso portal. 
 
A informação assume um papel cada vez mais estratégico para os negócios, e conhecer o produto que está sendo comprado passa a ser prioridade para as empresas. Essa é a função do GEPIR, uma ferramenta beneficia diretamente os mais de 57 mil associados no País, pois ajuda a retirar do mercado produtos contrabandeados e pirateados, que geram uma concorrência criminosa e desleal.
 
O sistema tem ampla utilização, e é procurado desde o setor supermercadista, para verificar se a nota fiscal confere com os dados do fabricante, até a Polícia Federal, que tem recebido o auxílio da GS1 Brasil na identificação de mercadorias. A Polícia Federal, inclusive, utiliza o GEPIR em operações que têm foco no combate ao contrabando, ao descaminho, à pirataria, à falsificação de produtos submetidos a controle sanitários e ao trânsito de contêineres