Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksPalavra-do-Presidente---Setembro-2015

Compartilhe:
10/09/2015

Palavra do Presidente - Setembro 2015

João Carlos de Oliveira - Presidente

A economia desacelerada e a concorrência acirrada são alguns motivos que levam o setor supermercadista a estar atento à prevenção de perdas para garantir seus ganhos. 

Tecnologias aplicadas nessa área têm sido importantes aliadas nessa missão e, por isso, o principal objetivo da Associação Brasileira de Automação durante a Convenção ABRAS 2015 é levar aos supermercadistas e outros integrantes da cadeia de abastecimento alternativas para reduzir as perdas.

Acreditamos ainda que esse trabalho resulta, por consequência, na preservação da segurança dos produtos e do consumidor. Soluções de automação baseadas nos padrões GS1 também serão debatidas, entre elas a implantação do código GS1 DataBar. Esse código tem dimensões reduzidas e maior capacidade de armazenar dados. Na operação de caixa permite ter o controle da data de validade de perecíveis e evitar a venda ao consumidor de produtos com data expirada, caso ainda não tenham sido recolhidos da gôndola do supermercado.

A tecnologia é essencial para apurar, combater e prevenir as maiores causas das perdas ao atuar direta e indiretamente sobre elas. Não há como falar em performance nessa área sem recorrer à tecnologia.

Os padrões são aliados da cadeia de abastecimento quando se fala em diminuição de perdas, disponibilidade de produtos com segurança e informações confiáveis aos consumidores. 

Importante reforçar que evitar perdas é um dos recursos mais cruciais neste momento tão competitivo, no qual o setor supermercadista busca alternativas para manter suas margens. Fazer isso agregando confiança do produto e segurança ao consumidor é um passo adiante na evolução do varejo.