Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksPalavra-do-Presidente-Setembro-2017

Compartilhe:
05/09/2017

Palavra do Presidente - Setembro 2017

João Carlos de Oliveira - Presidente

A crescente demanda dos consumidores por produtos personalizados e a evolução que diversas tecnologias atingiram nos últimos anos, como o avanço da capacidade dos computadores, a digitalização e o surgimento de novas estratégias de inovação, culminaram na Quarta Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0.

Neste conceito disruptivo, que rapidamente ganha terreno em todo o mundo, estão envolvidas robotização, Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, big data, computação em nuvem, realidade aumentada e impressão 3D. Na prática, isso significa o nascimento das fábricas inteligentes, nas quais insumos, máquinas e produtos são capazes de se comunicar, tornando a produção mais integrada e flexível, além de propiciar a customização de mercadorias e serviços.
Há diversas oportunidades para as empresas, já que o conceito de Indústria 4.0 pode ser aplicado em qualquer setor. 

No Brasil, as organizações estão estudando e absorvendo essas ideias, sendo que as grandes companhias vêm liderando a implementação das novas práticas.

A GS1 Brasil está atenta aos avanços da Quarta Revolução Industrial e disposta a apoiar toda a cadeia de abastecimento nesta nova realidade. Tanto que elegeu este tema como reportagem de capa da 25 ª edição da Revista Brasil em Código, que é especialmente dedicada às grandes empresas associadas à entidade. A reportagem mostra como os padrões globais podem servir como diferencial tecnológico, possibilitando a identificação única de produtos, facilitando a rastreabilidade e a interoperabilidade. As fábricas inteligentes podem aplicar, por exemplo, o padrão GS1 EPC/RFID para controlar a produção, oferecendo ao mercado produtos conectados.

O advento da indústria 4.0 também é um dos temas comentados pelo economista, diplomata e diretor da BRICLab na Universidade Columbia, Marcos Troyjo, que, na Entrevista, também aponta outras megatendências globais que devem impactar o mundo dos negócios.

Nesse cenário repleto de desafios, é importante que as novas tecnologias também façam parte dos currículos e das atividades acadêmicas. Não é à toa que empresas e universidades têm, cada vez mais, se unido para desenvolver pesquisas e tecnologias em conjunto. Pensando nisso, esta edição traz uma reportagem mostrando o apoio da GS1 Brasil a diversas instituições de ensino do País, sempre ressaltando a importância da automação e do uso de padrões globais. 

Além disso, vale a pena conferir nesta edição também, a opinião de executivos de grandes companhias que atuam no Brasil e que, apesar da crise, continuam apostando no mercado nacional, criando estratégias inteligentes a fim de manterem seus negócios ativos por muito tempo.
 
Um forte abraço.

Olá ,
Contamos com sua participação em uma rápida pesquisa sobre nosso portal!