Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksCodigo-Verde

Solicitar código de barras

Código Verde

 

O objetivo do Projeto Código Verde, é identificar a origem e as características das árvores que geram as mudas cultivadas no viveiro para atender à legislação nacional e, principalmente, apoiar e aperfeiçoar a gestão e execução das atividades do viveiro. Antes da automação, a rastreabilidade era realizada de forma manual e a partir de agora, tudo é feito de forma automatizada, por meio das informações contidas nos códigos, trazendo facilidade e rapidez e evitando falhas humanas.

Para entregar um projeto completo de automação, a GS1 Brasil convidou as empresas PariPassu, Zebra Technologies e 3M, parceiras e associadas da entidade, que aceitaram participar de forma voluntária e colaborativa, sem custos para a Reservas Votorantim, entendendo a sua importância para a viabilidade do projeto!


 O Projeto

A ideia do projeto surgiu dentro do comitê de inovação do Grupo Votorantim a fim de melhorar a gestão do viveiro e levar informações para o público que compra as mudas, uma forma também de lembrar a necessidade de conservação da mata atlântica. A partir desse momento, as equipes do Legado das Águas e da GS1 Brasil se aproximaram e começaram a discutir ideias, incluindo uma visita do comitê ao Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), na sede da GS1 Brasil em São Paulo. 


 

visita_Legadodasaguas_CIT-gs1brasil.JPG Visita do Comitê de Inovação do Grupo Votorantim ao CIT - 17 de fevereiro de 2017

O projeto começou com a sugestão em identificar, por meio do Sistema GS1, as espécies da mata atlântica e, depois, evoluiu para a rastreabilidade. Foi elaborado e colocada em prática em tempo recorde, pois, em menos de um ano, definiu-se tecnologia, protocolos, modelo de rastreamento, logística e método de comunicação. 

 
É inovador em termos globais, pois identifica e rastreia plantas nativas, algo inédito na GS1. Além disso, no aspecto ambiental, não se tem conhecimento de iniciativas similares que tenham essa aplicabilidade e esse viés de inovação.

 
O objetivo é demostrar para a sociedade que é possível contribuir para a conservação da natureza por meio da integração com a tecnologia.

Automação

planta.jpgA rastreabilidade permite mapear a matriz, ou seja, a árvore que fornece a semente para a produção da muda e acompanhar este processo até o momento de venda.

Tudo isso, agora, de forma 
automatizada! 

 











Para a implementação da automação, foram adotados os padrões globais GS1 de identificação e serviços. A identificação das espécies é feita com o GTIN (Número Global do Item Comercial) e a localização das matrizes com aplicação do GLN (Número Global de Localização). Ambos os padrões são cadastrados no CNP (Cadastro Nacional de Produtos).

legadoorigem.jpg

A GS1 Brasil aplicou o Diagnóstico de Rastreabilidade no viveiro a fim de avaliar a utilização correta do uso dos padrões GS1. Para isso, foi aplicado o GTS (Padrão Global de Rastreabilidade), um conjunto de critérios que registram o passo a passo em cada etapa da cadeia, permitindo acompanhar a trajetória e a localização exata de um item a qualquer momento e lugar do mundo.

 
Também foi aplicado o GTC (Programa Global de Rastreabilidade), um diagnóstico composto por um checklist que contém pontos de controle distribuídos em 12 seções. Ao concluir esse checklist, é emitido um relatório no qual são apresentados as conformidades e não conformidades, além de sugestões de melhorias.

 
EDI02.jpg

 

Assista a Reportagem no programa TV Brasil, transmitida pela TV Band

 
 
 
                                           
Confira nossa entrevista no Programa Dia a Dia Rural - canal Terra Viva, da TV Band

 

 Matérias veiculadas

Saiba mais sobre o Projeto Código Verde nas matérias veiculadas no Portal de Notícias GS1 e da Revista Brasil em Código

Portal de Notícias GS1

https://noticias.gs1br.org/?s=c%C3%B3digo+verde


Revista Brasil em Código


 

 


 

 Reconhecimentos

Em 2018, o Projeto Código Verde foi o vencedor do Prêmio Automação, na categoria Sustentabilidade. Confira o case em:

 
 

O Projeto Código Verde foi reconhecido com o Prêmio ECO 2018, oferecido pela Câmara Americana de Comércio (Amcham-SP) às empresas que adotam práticas socioambientais responsáveis. O evento de premiação foi realizado no dia 21 de fevereiro na sede da Amcham-SP, na capital paulista.

Criado em 1982 pela Amcham, o Prêmio ECO é o mais tradicional troféu de sustentabilidade empresarial do Brasil. Desde 2016, é realizado em parceria com o jornal Estado de São Paulo. 


      premio.jpg

Neste ano, a 36ª edição do prêmio reconheceu 46 projetos produzidos por 38 empresas que se destacaram pela inclusão da sustentabilidade em seus negócios, com práticas que envolvem a busca pela eficiência energética, logística reversa, turismo inclusivo, cidades inteligentes, entre outras.

Saiba mais em: http://www.premioeco.com.br/


Em 2019, o projeto Código Verde foi finalista no 25º Prêmio FIESP de Mérito Ambiental, recebendo a menção honrosa na categoria Empresas de médio e grande porte.

placa_premio_FIESP.jpgImagem1.jpg

Saiba mais em: http://www.fiesp.com.br/tag/3m/


Ainda em 2019, a GS1 Brasil foi reconhecida como “Empresa amiga do Legado das Águas” pela realização do projeto Código Verde e contribuindo para a conservação da Mata Atlântica.

AF_EmpresaAmigaLdA_RGB.pngAF_certEmpresa AmigaLdA.JPG

Saiba mais em:

 Parceiros

Para entregar um projeto completo de automação, a GS1 Brasil convidou as empresas PariPassu, Zebra Technologies e 3M, parceiras e associadas da entidade, que aceitaram participar de forma voluntária e colaborativa, sem custos para a Reservas Votorantim, entendendo a sua importância para a viabilidade do projeto.

 
paripassu_logo.png
 

A PariPassu, empresa especializada no desenvolvimento de soluções para gestão agrícola, rastreabilidade, recall e gestão da qualidade aprimorou sua tecnologia para também rastrear as mudas da reserva. Para isso, utilizou o Sistema Rastreador, para a rastreabilidade das mudas, e o aplicativo para smartphone CLICQ, para automação da inspeção e controle de qualidade. Além disso, o resultado desta coleta de dados permite realizar a análise de dados no Panorama, solução para gestão de indicadores de desempenho, também desenvolvida pela PariPassu. Juntas, essas soluções possibilitam fazer o registro, em tempo real, de todas as etapas, desde a coleta das sementes na mata até a etapa final de venda.

Saiba mais sobre a Paripassu em www.paripassu.com.br


3M_logo.jpg 
A 3M do Brasil forneceu as etiquetas BOPP com Liner Scotch 3850 e ribbons mistos 5550I e 5550E para identificar as matrizes, os locais do viveiro e as vendas. Essas etiquetas e ribbons têm alta durabilidade, ótima resistência à abrasão e qualidade de impressão. Possuem excelente fixação nos mais diversos substratos, além de garantir uma rápida leitura através dos scanners, agilizando todo o processo de manipulação das mudas.

 
Saiba mais sobre a 3M em www.3m.com.br 

 
zebra_logo_codigoverde.png 
Já a Zebra colaborou com quatro coletores de dados e uma impressora. A definição dos modelos levou em consideração a integração com as soluções dos demais parceiros e também as condições adversas que os equipamentos seriam submetidos. Os coletores TC55 são altamente resistentes e adequados para trabalhar tanto na mata quanto no viveiro, ambientes extremamente úmidos e expostos a condições climáticas adversas, vêm com GPS integrado, o que é essencial para a catalogação das matrizes, e também com a solução integrada de rastreabilidade da PariPassu, o que permite inserir as informações coletadas automaticamente no sistema. Já a impressora ZT410 é um modelo industrial de transferência térmica própria para trabalhar com as etiquetas e ribbons da 3M e também extremamente resistente às condições climáticas.

 
Saiba mais sobre a Zebra em www.zebra.com/br/

 Depoimentos

“Participar deste projeto foi mais uma forma de aplicar o nosso propósito, que é inspirar as pessoas e a sociedade para uma vida mais consciente e sustentável através da automação.”
Innez Mota - gestora de customer success da PariPassu


“Como nosso portfólio contempla soluções que atendem plenamente às necessidades do Legado das Águas, nos sentimos honrados pelo convite e decidimos participar deste importante projeto, que visa a conservação da mata atlântica, melhorando a qualidade de vida das pessoas e de toda a sociedade, nesta e em futuras gerações.”
Milton Andrade - gerente nacional de vendas da 3M do Brasil 

 
“Investimos constantemente para reduzir os impactos ambientais que o ciclo de vida de cada um de nossos produtos pode acarretar. Ter a oportunidade de integrar esse projeto, uma iniciativa sem precedentes, além de colaborar para a conservação da biodiversidade, serve para ampliar ainda mais nossos investimentos neste segmento e, de bônus, ainda traz um sentimento de orgulho para toda a equipe.”
Shirley Klein - gerente de marketing da Zebra

 Garantia de origem: Como funciona a rastreabilidade no viveiro de mudas

sustentabilidade_gs1brasil_infografico.jpg 

 Sobre o Legado das Águas

O Legado das Águas, maior reserva privada de mata atlântica do País, administrada pela Reservas Votorantim, empresa da Votorantim S.A. dedicada a gerir seus ativos ambientais, possui 31 mil hectares de fauna e flora nativas e conservadas a menos de 200 km da capital paulista. Foi fundado em 2012 com a proposta de gerar negócios a longo prazo, conservando a fauna e mantendo a floresta em pé. Desenvolve várias frentes de trabalho, entre elas, o viveiro para a produção de mudas nativas destinadas ao paisagismo e ao reflorestamento de áreas degradadas. Assim, comercializa espécies nativas para prefeituras, órgãos públicos, paisagistas, floriculturas, produtores rurais e consumidores finais que se dirigem até a reserva. No viveiro, uma área de 1,5 mil metros quadrados com capacidade para produzir 200 mil mudas por ano, de 80 espécies diferentes, foi realizado o projeto de automação do processo de rastreabilidade de ponta a ponta – da floresta até o público final.

 

 ODS

Este projeto contribui para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2, 9, 12, 13, 15 e 17.


 

objetivos_globais_-_Copia_-_Copia.pngIcon_2_Fome-zero.pngIcon_9_industria-inovacao-infraestrutura.png 

Icon_12_consumo-producao.pngIcon_13_mudanca-global-do-clima.pngE_SDG_Icons_NoText-15.pngIcon_17_parcerias-e-meios.pngIcon_17_parcerias-e-meios.png