Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation Linksaerobrasil-2013

Solicitar código de barras
Compartilhe:
15/03/2013

AeroBrasil 2013

Aerobrasil 2013 top.jpg 
A GS1 Brasil - Associação Brasileira de Automação recebeu em sua sede o I Seminário de Aeroportos Brasileiros, realizado no dia 13, em São Paulo (SP). O principal objetivo do encontro é propor a modernização dos aeroportos do país. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o número de embarque de passageiros transportados na aviação civil superou a marca dos 100 milhões no ano passado, aumento de 9,48% sobre o registrado em 2011. Diante deste cenário, oportunidades e desafios foram apontados para o aprimoramento da infraestrutura aeroportuária do país.
 
O evento conduzido por Carlos Américo Pacheco (foto abaixo), reitor do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica e sua equipe, que apresentou as novas iniciativas para o desenvolvimento do setor. “O ITA apoia e se interessa em todas as ações que tenham como objetivo engrandecer a aviação no Brasil”, afirma o professor doutor Anderson Ribeiro Correia. “Como o Brasil carece de conhecimento neste setor, o ITA tem papel fundamental nisso.”
 
Entre os desafios a serem enfrentados para a reestruturação e melhoria dos aeroportos, a automação foi um dos tópicos destacados para um dos grandes passos para colocar os aeroportos brasileiros em nível internacional. O autosserviço foi uma das ideias apresentadas para garantir agilidade na liberação de passageiros, e assim proporcionar maior conforto e facilidade ao cliente. Neste sentido, a GS1 Brasil tem papel importante em “auxiliar na democratização de padrões e tecnologia, e tornar muito mais eficientes os processos logísticos das cadeias de abastecimento e suprimentos”, explica Wilson Cruz, assessor de Inovação e Alianças Estratégicas da GS1 Brasil na foto acima com Flávia Ponte, também assessora da organização. Nestes 30 anos de trabalho da GS1 no Brasil, mais de 55 mil empresas já adotaram o sistema GS1 como padrão. 
 
Os desafios são inúmeros, e além do estabelecimento de níveis de serviço no atendimento, existem “as naturais dificuldades de expansão da infraestrutura já instalada, os altos custos para ampliação da rede de aeroportos, além das elevadas taxas de crescimento da demanda”, afirma o professor doutor Cláudio Jorge. “Temos muitos desafios e com isso nascem boas oportunidades.”
 
Projeto - Diante deste cenário, o ITA anuncia o Projeto AeroBrasil 2013, que reunirá autoridades governamentais, especialistas internacionais, consultorias, além de operadores aeroportuários, construtores, gestores e administradores aeroportuários, empresas de tecnologia e soluções, para debater e compartilhar as melhores práticas, visões, concessões e investimentos para o setor. O projeto será exposto no evento a ser realizado no dia 27 de junho próximo, no auditório da Fecomercio, em São Paulo. 
Aerobrasil 2013.jpg