Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksEAN-UPC

Solicitar código de barras

​​​​​​​

​O código EAN/UPC foi desenvolvido especificamente para leitura no ponto de venda, devido à agilidade propiciada na captura da informação.

ean_upc_small.png  

Este padrão auxilia na identificação de itens comerciais, através do uso de estrutura numérica do código, representado abaixo das barras.

Pode-se dividir a aplicação do código de barras EAN/UPC em etapas distintas:

1ª Etapa

Estruturar as numerações exclusivas para cada item comercial por meio da criação do GTIN (Número Global de Item Comercial, também conhecido por EAN-13)

2ª Etapa

Escolher, produzir e aplicar o código de barras adequado para representar a numeração de identificação dos itens.

Para identificação de itens comerciais vendidos ao varejo, na maioria das vezes, o GTIN é representado na estrutura numérica GTIN-13, composta por 13 dígitos, que jamais deve ser separada no cadastro e referência gerais dos itens, pois somente a combinação completa dos dígitos garante a exclusividade das numerações no mercado.

Atenção

Se você está negociando a exportação de seus produtos para os Estados Unidos ou Canadá, algumas vezes, os importadores, tradings, consultorias e varejos desses países, solicitam a utilização do código GTIN-12/UPC para identificação de produtos. Mas, é importante saber que se o seu produto já possui o GTIN-13/EAN-13, já atende a esta ;solicitação. Dessa forma não é necessário utilizar o GTIN-12/UPC.

Conheça a história do Paulo

Código de Barras EAN-13
EAN.png 
Códigos de Barras EAN/UPC
ean_upc_code.png 
A simbologia EAN/UPC é interpretada na saída de loja do varejo (check-out), assim como em todas as etapas de movimentação de mercadorias (atacado, armazéns, contros de distribuição, etc).
 
Atenção

Confira aqui o Ajuste SINIEF de 14 de julho de 2017 sobre a validação do GTIN na Nota Fiscal Eletrônica.