Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksComo-identificar-minhas-necessidades

Compartilhe:

Como identificar minhas necessidades

A GS1 Brasil oferece padrões para todos os elos da cadeia de suprimentos, do fabricante ao consumidor final. Seja você um empreendedor individual ou multinacional, a GS1 Brasil tem uma solução para aumentar a eficiência e controle na gestão de seus processos.

 

Como sei qual padrão ou solução é adequado para meu negócio?

No mapa abaixo você encontra todos os padrões que atendem desde o pequeno varejo aos grandes centros de distribuição.


mapa_atuacao_gs1brasil_portal red3.jpg


Por onde começar?

Os números de identificação de um produto podem ser representados por meio de um código, possibilitando sua leitura eletrônica, ou seja, o "BIP" nos caixas de supermercados ou em qualquer outro ponto de venda. Essa é a função do Código de Barras: possibilitar que um leitor ou scanner possa ler o número de identificação de cada produto.

A identificação única do produto é garantida pelo GTIN – Número Global de Item Comercial. A partir dele é gerado o código de barras conhecido por EAN-13, permitindo que a empresa identifique o produto sabendo exatamente qual é o seu tipo e variações de: cor, sabor, peso, tamanho etc.

Portanto, para criar um código de barras, é preciso ter o GTIN, cuja numeração é controlada e atribuída de forma padronizada por uma única organização no mundo: a GS1.


Já tenho o GTIN. E agora?

Para escolher o código de barras adequado para cada embalagem, deve-se levar em consideração o tipo de item comercial (item de consumo, item perecível, caixa contendo uma determinada quantidade de produtos etc.).

O código de barras destinado ao produto que vai para a gôndola no varejo, por exemplo, normalmente é o GTIN-13 ou GTIN-8.

Já o código de barras para identificação de unidades logísticas, como caixas destinadas a leitura em armazéns, centros de distribuição, estoque etc. é o ITF-14.

Para identificar dados variáveis com código de barras, como números de série, lote, data de fabricação / validade, ou medidas, os códigos utilizados são: GS1-128, GS1 DataBar ou, em casos especiais, como na área da Saúde, o GS1 DataMatrix.