Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Bem-vindo à GS1 Brasil A Linguagem Global dos Negócios
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksQualidade-de-Dados

Compartilhe:

Qualidade de Dados

Uma boa qualidade de dados significa que todo o cadastro (master data) está completo, consistente, com acuracidade, datado e baseado em padrões de mercado. Com a melhoria da qualidade dos dados, parceiros de negócios reduzem custo, aumentam a produtividade e aceleram a velocidade para o mercado.

Dados imprecisos ou incorretos, comprometem a operação da indústria, distribuição e varejo, reduzindo assim a lucratividade dos negócios. Veja alguns números:

  • Prejuízos na ordem de 1 bilhão de reais por ano por erros cadastrais entre varejo e indústria 
  • O estudo revelou que os varejistas estão trabalhando com dados inconsistentes em mais de 80% dos casos.
  • Foram encontrados também, mais de 60% de códigos duplicados nos sistemas do varejo.

    *dados GS1 UK e Cranfield School of Management

O impacto acontece em diversas frentes da cadeia de suprimentos: 

  • Duplicidade de produtos no sistema
  • Erros de pedido de compras para o varejo
  • Divergência na comunicação dos canais de vendas e áreas da empresa
  • Estoque virtual, gerando um super-estoque ou um sub-estoque
  • Problemas de gerenciamento de categorias
  • Ruptura de gôndola e falhas no planograma 

Atualmente, um dos macro temas da transformação digital é o Big Data. A sua análise propicia direcionamentos para uma experiência de compra diferenciada no omnichannel, com ações focadas no crescimento, merchandising, preços, racionalização das operações e participação competitiva de um mercado em expansão. Contudo, para sustentar boa parte dessas ações, é imprescindível investir tempo para examinar o cadastros dos produtos, garantindo a qualidade das informações.

 ATENÇÃO! Evite riscos fiscais

As Secretarias de Fazenda passarão a validar em ambiente de homologação campos relacionados ao GTIN (Numeração Global de Item Comercial – número que consta no código de barras). Acesse este ambiente para estar preparado quando a validação passar a ser realizada em ambiente de produção.

Saiba mais acessando a página do Cadastro Centralizado de GTIN

 Veja como Parceiros Qualificados podem te ajudar:

Para ajudar seus associados na missão de criar cadastros consistentes, higienizar suas bases de dados de produtos e apoiar na inclusão dos dados no CNP - Cadastro Nacional de Produtos, a GS1 Brasil está qualificando provedores de solução.

Veja como funciona:

GS1-0032-18_INFOGRAFICO_FLUXO_Vertical_AF.jpg  

Clique aqui para ver a imagem ampliada

 Parceiros Qualificados em Qualidade de Dados e GDSN

Qualidade de Dados:

Logo-Simplus-New.png   www.simplustec.com.br/


GDSN:

FSEnet.png      www.fsenet.com/pt-br/


Veja também parceiros qualificados em "Qualidade na Impressão de código de barras"

 Entenda o significado de CNP e CCG

Cadastro Nacional de Produtos (CNP) é uma ferramenta online desenvolvida pela GS1 Brasil, entidade legalmente responsável pela emissão do GTIN, para cadastro de informações de produtos, geração e impressão do códigos de barras.
 
Cadastro Centralizado de GTIN (CCG) é um banco de dados dos produtos que possuem GTINs (número que consta no código de barras), que é alimentado pelo CNP

 Sistema de Qualidade de Dados

O Data Quality Framework (DQF) prove um guia de melhores práticas desenvolvido pela própria indústria para o aperfeiçoamento da qualidade de dados e permite as empresas uma melhor alavancagem de seus programas de qualidade de dados, além de garantir um ciclo de melhoria continua para a geração do cadastro (master data). Ele detalha os processos cruciais e capacidades que ajudam as organizações a melhorar a qualidade de dados e manter uma saída sustentável de dados.

Faça o download do Data Quality Framework v3.0 Issue 2

Para mais informações: laboratorio@gs1br.org

 Quer entender tecnicamente? Veja o Guia de Implementação para o Data Quality versão 3.0

O Guia de Implementação para o  Data Quality Framework versão 3.0 foi desenvolvido para fornecer informação prática sobre a implementação e utilização do Framework Data Quality versão 3.0.

O conteúdo deste documento inclui instruções passo-a-passo e recomendações para utilização de diferentes componentes do Framework Qualidade de Dados nos diferentes cenários onde podem ser aplicados.

Faça o download do guia em inglês.